Busca

Formulário de busca

Entretenimento

15/09/11  07h01m - Paulo Afonso-BA

Veja como foi a passagem da TV Record por Paulo Afonso

A jornalista Sílvia Dantas e equipe da TV Record da Bahia (TV Itapoan), estiveram em Paulo Afonso, na Copa Vela.

redacao@ozildoalves.com.br
Antônio Galdino (folhasertaneja.com.br)


Crédito: Antônio Galdino

De vez em quando as belas imagens de Paulo Afonso têm aparecido na televisão brasileira e são vistas e admiradas em todo Brasil e em mais de cem países.

Há alguns anos, vários quadros chamados Desafios do Faustão, do programa do apresentador global, Fausto Silva, foram gravados neste município como os saltos de Sabiá e de celebridades da emissora em saltos de bung jump na Ponte D. Pedro II ou com Daniela Sarayba, numa singela homenagem ao dia das mães, com imagens gravadas no cânion e no Bondinho.

Ana Maria Braga já apresentou em seu programa matinal gravações feitas em Paulo Afonso, com atores do grupo APDT e tendo o cânion do São Francisco como cenário natural.

Sílvia Piancó

Equipe da Record com Prof. Galdino

Mais recentemente Janinho, Koka, Galdino, João de Souza receberam produtores da novela Cordel Encantado que tinha como objetivo gravar os capítulos iniciais desta novela de grande aceitação nacional aproveitando o cenário natural do Raso da Catarina, do cânion e outras locações que os produtores visitaram em várias oportunidades. Na ocasião a novela tinha o título provisório de "Pisa na Fulô".

"Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010 18:31

Prezado Galdino, tudo bem,?

Conforme conversamos, o projeto ainda não está aprovado, entretanto, vejo que estamos caminhando a passos largos e o nosso tempo é curtíssimo, pois, temos as  festas de fim de ano e o carnaval antes de iniciarmos a gravação que tem previsão para a segunda quinzena de fevereiro.

Portanto, necessitamos de indicação de  fornecedores de alimentação ( com estrutura para servir a refeição nos sets de gravação), frutas, transporte terrestre; (ônibus com ar condicionado, micro, caminhão, kombi, passeio, carros  e caminhão 4x4;  aquático -   lancha e  saveiro; aéreo - helicóptero, avião pequeno porte . Fornecedor de água, refrigerante, gelo, tecido, tendas - uma lona de circo de circo seria maravilhoso,  mesas / cadeiras, lanches, material de construção. Geradores blimpados, equipamento de iluminação. Profissionais das áreas de marcenaria, serralheria, pintura, serviços gerais, carregadores,  empresa de segurança, construtores de carroças, canoas. Criadores de cavalos da raça crioula, pé duro - típico da região, mula burro e jegue. Grupos de teatro amador.

Mais uma vez agradeço a atenção e parceria. 

Um grande abraço,

Renato Azevedo - Coordenador de Produção "Pisa na Fulô"

Na última visita destes produtores, tendo em vista a dificuldade de deslocamento de grande número de pessoas para alguns lugares, como o Raso, o produtor Renato Azevedo trouxe cinegrafistas que, durante três dias, no Carnaval de 2011, utilizando grande infraestrutura que incluiu helicóptero alugado em Aracaju, produziram as belas imagens que são mostradas entre as cenas do cangaço e em outros momentos nesta novela de grande audiência no horário das 18 horas na TV Globo.

Antônio Galdino 

Jornalista Sílvia Dantas nos Drenos de Areia - Roteiro Chesf

Agora, esteve na cidade uma equipe da TV Record da Bahia - e deverá voltar muitas outras vezes - para mostrar para os baianos e para o Brasil, as belas imagens desta cidade.

Recebidos pela jornalista Sílvia Piancó, da Ascom da Prefeitura de Paulo Afonso, sua chará, jornalista Sílvia Dantas e equipe da TV Record da Bahia (TV Itapoan), estiveram em Paulo Afonso, aproveitando o evento Copa Vela, para fazer reportagem sobre o potencial turístico do município em uma matéria que deve ser o início de muitas outras que serão realizadas na região.

No sábado, a equipe foi acompanhada pelo historiador e especialista em turismo Prof. Antônio Galdino no roteiro das hidrelétricas. Desde a guarita do Capuxu aos Drenos de Areia, início do cânion do São Francisco, Cachoeira de Paulo Afonso, a equipe não parava de elogiar a beleza da região e registrou muitas imagens para o banco de dados da emissora.

Antônio Galdino 

Sr. José Alves trabalhou na canal da Usina Piloto em 1946

Na Comporta do Capuxu a equipe encontrou o Sr. José Alves de Souza que tem 91 anos, ex-militar do exército, que trabalhou na construção do canal da Usina Piloto nos anos de 1946 e 1947, mora em São Paulo há mais de 50 anos e, de tanto falar em Paulo Afonso, motivou o neto a trazê-lo para esta visita. À jornalista Sílvia Dantas ele falou sobre aqueles tempos difíceis; "Aqui não havia nada. Era só mato e o rio grande e valente"

Durante todo o trajeto e em muitas paradas para gravação de imagens pelo cinegrafista Kleber, a repórter da TV Record da Bahia foi se informando sobre a Chesf, Paulo Afonso e o potencial turístico da região. Foram várias horas de muitas imagens e muitas perguntas.

Antônio Galdino 

Jornalista Sílvia Piancó com equipe da TV Record BA, na Prainha

Dali, já no início da tarde, a equipe seguiu para a Prainha de Paulo Afonso onde Sílvia Piancó já havia agendado entrevistas com o pessoal que faz a parte náutica da Copa Vela.

No domingo, a equipe fez o roteiro Cânion e Cangaço, já lançado comercialmente nas Feiras de Turismo de 2010 e 2011 e na ABAV de outubro de 2010. Esse roteiro inclui a Casa de Generosa, no Riacho e o Museu Casa de Maria Bonita, na Malhada da Caiçara.

Para esse roteiro a repórter e sua equipe contaram com o apoio e o conhecimento sobre o tema do escritor João de Souza Lima que os acompanhou. Logo cedo João acompanhou o grupo para a Casa de Maria Bonita. Antes, no Povoado Riacho, uma passagem pela Casa de D. Generosa onde Lampião e seus cangaceiros participaram de grandes festas.

 

Jornalista Sílvia Dantas entrevista João de Souza Lima na Casa de Maria Bonita

Na volta da Casa de Maria Bonita, chegaram ao Rio do Sal e ali foram ao ponto de embarque do Catamarã para conhecer o cânion do rio São Francisco em Paulo Afonso. "Ele começa na Cachoeira de Paulo Afonso e segue por 65 quilômetros até a barragem da Hidrelétrica de Xingó, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe. A sua parte mais alta e mais bonita, com paredões de até 100 metros de altura e profundidade de até 180 metros, é o seu primeiro trecho de 17 quilômetros que fica no município de Paulo Afonso" (Galdino)

Para a produção das imagens do cânion tiveram o apoio de Roberto, um dos diretores do Catamarã, que atendeu ao pedido do Prof. Galdino para que a equipe pudesse realizar o seu trabalho da melhor forma.

 Antônio Galdino

Catamarã Raso da Catarina no Cânion de Paulo Afonso

À noite, em todos os dias da Copa Vela, a equipe da TV Record foi ciceroneada pela jornalista Sílvia Piancó, da Ascom - Prefeitura de Paulo Afonso.


Enviar Imprimir 27 Comentário(s)

Arquivo



Enquete

Qual é o crime que mais afeta Paulo Afonso?

Homicídio
Tráfico de Drogas
Crimes contra o Patrimônio
Estupro

Resultado Parcial

Turismo em Paulo Afonso-BA

Boca no Trombone



ozildoalves.com.br
Avenida Getúlio Vargas, 567
Paulo Afonso, Bahia
CEP: 48601-260
Fone: (75) 3281-9421