Busca

Formulário de busca

Política

12/02/08  01h45m - Paulo Afonso - BA

Paulo Afonso pode ter até 120 candidatos a vereador

Bob Charles


Crédito: Divulgação
Câmara Municipal de Paulo Afonso
Câmara Municipal de Paulo Afonso

Com 18 partidos atuantes e legalizados no município, o eleitor pauloafonsino poderá ter um leque de escolha somando 120 candidatos a vereador nas eleições de outubro.


Isso porque cada um dos partidos pode lançar até 18 candidatos, número que corresponde às 11 cadeiras da Câmara Municipal mais 50%. A maioria dos partidos prevê lançamento de chapa completa, com 18 nomes.


Partidos que não disponham de candidatos suficientes para completar chapa podem optar pela coligação, ou seja, reunir nomes em uma só chapa. No caso, dois partidos coligados podem lançar até 22 nomes.


Nas duas situações, com chapa pura ou coligação, 30% das vagas são obrigatoriamente reservadas a mulheres. Para o total de 120 candidaturas possíveis, isso significa que 36 devem ser de mulheres.


Na corrida para compor chapas, os que saem na frente têm maior chance de confirmar nome de seis mulheres para disputar uma vaga no Legislativo. Nos momentos finais de registro eleitoral, a localização de candidatas pode ter a dificuldade ampliada, levando, por exemplo, dois partidos a optarem pela coligação.


Entre os partidos, alguns dispõem de até 40 nomes, contando homens e mulheres, dispostos a assumir uma candidatura. Executivas prevêem que precisarão de habilidade para proceder à escolha sem que isso resulte em problemas com os preteridos. Tempo de filiação e qualidade de militância e popularidade devem estar entre os critérios de escolha.


Salário em torno de R$ 5 mil e em fase de reajuste significativo, disponibilidade de assessores e sessões noturnas às terças-feiras que não comprometam a atividade profissional, além do status de autoridade municipal, são itens atrativos para tornar uma candidatura alvo de interesse.


A ala governista é sustentada hoje por dez partidos, eles são: PSB, PTB, PRB, PDT, PV, PC do B, PHS, PSC, PPS e PSDB. O chamado D25, grupo liderado pelo deputado Luiz Barbosa de Deus, reúne na oposição: DEM, PRP, PTC e PTN. Outros quatro partidos consideram-se até o momento independentes: PSDC, PMDB, PP e PT. O total é de 18.


Enviar Imprimir 0 Comentário(s)

Arquivo

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 | Próximo »


Enquete

Sobre as demissões na prefeitura de Paulo Afonso, o vereador Antônio Alexandre disse que o prefeito Anilton Bastos agiu com 'covardia' e 'perseguição'. Você concorda com o parlamentar?

Sim
Não

Resultado Parcial

Turismo em Paulo Afonso-BA

Boca no Trombone



ozildoalves.com.br
Avenida Getúlio Vargas, 567
Paulo Afonso, Bahia
CEP: 48601-260
Fone: (75) 3281-9421