Busca

Formulário de busca

Entretenimento

03/10/07  22h12m - Paulo Afonso - BA

Bahia Nordeste – 20 anos de rádio em Paulo Afonso

Ozildo Alves
ozildo@ozildoalves.com.br


Por Antônio Galdino

RBN completa 20 anos de radiojornalismo

No dia 3 de outubro de 1987, às 5 horas da manhã, entrava no ar a Rádio Bahia Nordeste de Paulo Afonso, ao som da música Paulo Afonso, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas e a voz do locutor Djalma Nobre.

A emissora, AM, nascia, na visão dos seus sócios diretores, “para preencher um espaço existente na radiofonia local, exatamente na área de radiojornalismo, com o objetivo de divulgar os acontecimentos locais e tornar Paulo Afonso mais conhecida além da fronteira de quatro estados onde ela se localiza”.

Para dar vida a esse empreendimento uniram-se os empresários Delson Ferreira Matos, da área de eletro-eletrônicos, a Servilar, Alonso Maciel Ferreira, dos Supermercados Pesqueira, José de Matos Brito e Luiz Barbosa de Deus, atual Deputado Estadual da Bahia (DEM). Com o falecimento do sócio Delson em 21/12/1990, a sua parte na sociedade passou a ser administrada pela Sra. Maria da Costa Ferreira Matos, conhecida como D. Dorinha.

Opção pelo radiojornalismo

Ao investir nessa linha de trabalho, sem desprezar os musicais e os programas de variedades, a Rádio Bahia Nordeste “consolidou a audiência em toda a região”, como assegura o diretor J. Matos, ao destacar: “o nosso primeiro programa jornalístico chamava-se “Honda Policial”. Ao mesmo tempo existia o programa “Microfone Aberto”, um dos melhores programas de entrevistas, conduzindo por vários anos por Antônio Galdino, hoje diretor da Folha Sertaneja e tínhamos também o “Grande Jornal”, apresentado por Araújo Lima e Leny Santana”, diz Matos.

O diretor comercial da emissora falou também que “essa nossa vocação pelo radiojornalismo tem sido tão valorizada que, no horário da tarde tínhamos o programa Toca Tudo, de variedades e musicais, que há mais de dez anos foi substituído pelo Honda 9.5.0, com mais de dez anos de sucesso, o líder absoluto em audiência, e criamos outros programas como o Primeira Hora, também jornalístico, apresentado por Fábio Salvador que é também muito ouvido e tem uma grande participação dos ouvintes”.

O programa Ronda 950, apresentado por Ozildo Alves, conta com o apoio externo do repórter Gil Leal que “dá mais dinamismo ao programa. Gil Leal também faz entradas ao vivo em outros programas jornalísticos da RBN”, diz o diretor da rádio.

Pioneiros da comunicação na RBN

Nesse horário da tarde está ali, trabalhando na maior tranqüilidade o sonoplasta veterano da emissora, Cícero Nascimento que, nos bastidores, dá o ritmo aos programas da RBN, começando na abertura da programação da emissora.

A Rádio Bahia Nordeste começou as suas atividades, há vinte anos, com o seguinte quadro de locutores: Djalma Nobre, era imbatível na programação sertaneja, nordestina, na abertura da rádio, às 5 horas da manhã, com o som de chocalhos acordava os ouvintes com o programa Alvorada Sertaneja e ao cair da tarde, “até a hora da ave-maria”, voltava a espalhar a boa música nordestina pela região, através das ondas do rádio.

Davi Artur comandava os programas de variedades, Toca Tudo e Show da Manhã. Tony Filho e César Leonardo também atuaram como locutores nos primeiros tempos da RBN. Pelos microfones da RBN também passaram Benevaldo de Sá e Ângelo Carvalho, atual presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso.

Outros que contribuíram com a programação da Bahia Nordeste foram Guerrera, Bob Charles, Beto Borges, Carlos Rodrigues e Vera Onilde, esta ainda hoje na emissora, atuando como locutora e na secretaria, ao lado de Fábia Vieira.

Muitos colaboradores fizeram programas especiais como Antônio Galdino que apresentava o Microfone Aberto, programa de entrevistas, e Momentos de Paz, um programa evangélico que fechava a programação da emissora. Aliás, uma coisa que foi mantida pela direção da RBN foi a abertura da emissora, com um programa de reflexão, católico e o encerramento, com outro programa de reflexão, este evangélico.

"Transmitimos a Missa da Catedral desde a inauguração da rádio"

Esta rádio, segundo seu diretor, sempre transmitiu a Missa, direto da Catedral N. S. de Fátima. Primeiro, aos sábados à noite, depois, atendendo ao pedido feito pelo Bispo D. Mário Zaneta, a RBN passou a transmitir a missa das 7:30 da manhã dos domingos, o que continua fazendo desde a abertura da rádio. “O objetivo, é alcançar os que estão hospitalizados, os presos, os idosos dos vicentinos, os que moram mais longe e na zona rural. E é grande a audiência da Missa transmitida pela RBN”, diz J. Matos.

Cantinho da Saudade e o Rei do Baião

Um dos quadros mais antigos da Bahia Nordeste é o musical ao vivo, levado ao ar todos os sábados, às 20 horas, chamado Cantinho da Saudade, com Geraldo Relojoeiro e seu grupo de saudosistas de Paulo Afonso. Também aos sábados, das 16 às 18 horas, o advogado José Dantas Neto, um apaixonado pela vida e obra de Luiz Gonzaga, apresenta um programa especial com as músicas e as histórias do Rei do Baião.

Dos estádios ao estúdio, show de bola

O esporte sempre mereceu destaque da RBN que durante muitos anos transmitiu os jogos do Estádio Ruberleno Oliveira, hoje Álvaro de Carvalho. A equipe da RBN também acompanhou durante muitos anos a seleção de futebol em seus jogos pelo Campeonato Intermunicipal, transmitindo esses jogos para Paulo Afonso. Hoje a Bahia Nordeste o Show de Bola, programa esportivo apresentado todos os dias, das 12:15 às 12:55 por Nilson Brandão.

Locutores atuais da RBN

Hoje o quadro de locutores da RBN é formado, além de Ozildo Alves e Fábio Salvador, por Tony César e Antônio Marcos, com a participação de Vera Onilde e muitos colaboradores.

Acompanhando as mudanças, a RBN está na net: www.radiobahianordeste.com.br

Rádio AM, a Bahia Nordeste sentiu a dificuldade de penetração nos escritórios, hoje movidos a computador e investiu criando o site www.radiobahianordeste.com.br avançando barreiras e se espalhando pelo mundo. J. Matos assegura que tem recebido “e-mails de muita gente feliz porque agora pode sintonizar a RBN em muitos lugares e nos locais de trabalho, com um fone de ouvido, ficar bem informado com a nossa programação jornalística e musical de qualidade”.

Programação da RBN - de segunda a sexta-feira

05:00 às 05:10 – Levanta-te e anda – programa produzido pela Pastoral de Comunicação da Diocese de Paulo Afonso, na ar há mais de 6 anos, apresentado pelo bispo diocesano;

05:10 às 05:50 – Forró na Fazenda - programa destinado ao homem do campo e amantes da musica regional nordestina, com dicas para os agricultores; (Tony César)

05:50 às 06:00 - Voz da Câmara (Institucional - Câmara Municipal de Paulo Afonso)

06:00 às 07:30 – Primeira Hora – programa jornalístico com noticiário local, regional e nacional; (Fábio Salvador)

07:30 às 08:30 - O poder da imaginação – (mestre Russan)

08:30 às 12:00 – Show da Manhã – programa destinado à mulher, com dicas de beleza, culinária, horóscopo, resumo das novelas, recadinho do coração e grande participação dos ouvintes. (Fábio Salvador)

12:00 às 12:10 – Voz da Câmara 2ª Edição(Institucional - Câmara Municipal de Paulo Afonso)

12:10 às 13:00 - Show de bola – programa com notícias esportivas locais e regionais (Nilson Brandão)

13:00 às 16:30 horas – Ronda 950 – (aqui a verdade aparece) – programa jornalístico, político e policial, com comentários e denúncias. (Ozildo Alves)

16:30 às 16:45 – Anunciamos Jesus 16:45 às 18:30 – Forró 950 – programa com musicais da região e muita informação para o homem do campo.

18:30 às 19:00 - Programa Novo Tempo ( da Igreja Adventista do Sétimo Dia)

20:00 às 22:00 – Ritmos da Noite – musical variado e momento romântico (Antônio Marcos)

22:00 às 23:00 – Programa evangélico “Pare de Sofrer”, da Igreja Universal do Reino de Deus.

03/10/07

Enviar Imprimir 1 Comentário(s)

Arquivo



Enquete

Sobre as demissões na prefeitura de Paulo Afonso, o vereador Antônio Alexandre disse que o prefeito Anilton Bastos agiu com 'covardia' e 'perseguição'. Você concorda com o parlamentar?

Sim
Não

Resultado Parcial

Turismo em Paulo Afonso-BA

Boca no Trombone



ozildoalves.com.br
Avenida Getúlio Vargas, 567
Paulo Afonso, Bahia
CEP: 48601-260
Fone: (75) 3281-9421