Busca

Formulário de busca

Entretenimento

03/10/07  22h12m - Paulo Afonso - BA

Bahia Nordeste – 20 anos de rádio em Paulo Afonso

Ozildo Alves
ozildo@ozildoalves.com.br


Por Antônio Galdino

RBN completa 20 anos de radiojornalismo

No dia 3 de outubro de 1987, às 5 horas da manhã, entrava no ar a Rádio Bahia Nordeste de Paulo Afonso, ao som da música Paulo Afonso, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas e a voz do locutor Djalma Nobre.

A emissora, AM, nascia, na visão dos seus sócios diretores, “para preencher um espaço existente na radiofonia local, exatamente na área de radiojornalismo, com o objetivo de divulgar os acontecimentos locais e tornar Paulo Afonso mais conhecida além da fronteira de quatro estados onde ela se localiza”.

Para dar vida a esse empreendimento uniram-se os empresários Delson Ferreira Matos, da área de eletro-eletrônicos, a Servilar, Alonso Maciel Ferreira, dos Supermercados Pesqueira, José de Matos Brito e Luiz Barbosa de Deus, atual Deputado Estadual da Bahia (DEM). Com o falecimento do sócio Delson em 21/12/1990, a sua parte na sociedade passou a ser administrada pela Sra. Maria da Costa Ferreira Matos, conhecida como D. Dorinha.

Opção pelo radiojornalismo

Ao investir nessa linha de trabalho, sem desprezar os musicais e os programas de variedades, a Rádio Bahia Nordeste “consolidou a audiência em toda a região”, como assegura o diretor J. Matos, ao destacar: “o nosso primeiro programa jornalístico chamava-se “Honda Policial”. Ao mesmo tempo existia o programa “Microfone Aberto”, um dos melhores programas de entrevistas, conduzindo por vários anos por Antônio Galdino, hoje diretor da Folha Sertaneja e tínhamos também o “Grande Jornal”, apresentado por Araújo Lima e Leny Santana”, diz Matos.

O diretor comercial da emissora falou também que “essa nossa vocação pelo radiojornalismo tem sido tão valorizada que, no horário da tarde tínhamos o programa Toca Tudo, de variedades e musicais, que há mais de dez anos foi substituído pelo Honda 9.5.0, com mais de dez anos de sucesso, o líder absoluto em audiência, e criamos outros programas como o Primeira Hora, também jornalístico, apresentado por Fábio Salvador que é também muito ouvido e tem uma grande participação dos ouvintes”.

O programa Ronda 950, apresentado por Ozildo Alves, conta com o apoio externo do repórter Gil Leal que “dá mais dinamismo ao programa. Gil Leal também faz entradas ao vivo em outros programas jornalísticos da RBN”, diz o diretor da rádio.

Pioneiros da comunicação na RBN

Nesse horário da tarde está ali, trabalhando na maior tranqüilidade o sonoplasta veterano da emissora, Cícero Nascimento que, nos bastidores, dá o ritmo aos programas da RBN, começando na abertura da programação da emissora.

A Rádio Bahia Nordeste começou as suas atividades, há vinte anos, com o seguinte quadro de locutores: Djalma Nobre, era imbatível na programação sertaneja, nordestina, na abertura da rádio, às 5 horas da manhã, com o som de chocalhos acordava os ouvintes com o programa Alvorada Sertaneja e ao cair da tarde, “até a hora da ave-maria”, voltava a espalhar a boa música nordestina pela região, através das ondas do rádio.

Davi Artur comandava os programas de variedades, Toca Tudo e Show da Manhã. Tony Filho e César Leonardo também atuaram como locutores nos primeiros tempos da RBN. Pelos microfones da RBN também passaram Benevaldo de Sá e Ângelo Carvalho, atual presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso.

Outros que contribuíram com a programação da Bahia Nordeste foram Guerrera, Bob Charles, Beto Borges, Carlos Rodrigues e Vera Onilde, esta ainda hoje na emissora, atuando como locutora e na secretaria, ao lado de Fábia Vieira.

Muitos colaboradores fizeram programas especiais como Antônio Galdino que apresentava o Microfone Aberto, programa de entrevistas, e Momentos de Paz, um programa evangélico que fechava a programação da emissora. Aliás, uma coisa que foi mantida pela direção da RBN foi a abertura da emissora, com um programa de reflexão, católico e o encerramento, com outro programa de reflexão, este evangélico.

"Transmitimos a Missa da Catedral desde a inauguração da rádio"

Esta rádio, segundo seu diretor, sempre transmitiu a Missa, direto da Catedral N. S. de Fátima. Primeiro, aos sábados à noite, depois, atendendo ao pedido feito pelo Bispo D. Mário Zaneta, a RBN passou a transmitir a missa das 7:30 da manhã dos domingos, o que continua fazendo desde a abertura da rádio. “O objetivo, é alcançar os que estão hospitalizados, os presos, os idosos dos vicentinos, os que moram mais longe e na zona rural. E é grande a audiência da Missa transmitida pela RBN”, diz J. Matos.

Cantinho da Saudade e o Rei do Baião

Um dos quadros mais antigos da Bahia Nordeste é o musical ao vivo, levado ao ar todos os sábados, às 20 horas, chamado Cantinho da Saudade, com Geraldo Relojoeiro e seu grupo de saudosistas de Paulo Afonso. Também aos sábados, das 16 às 18 horas, o advogado José Dantas Neto, um apaixonado pela vida e obra de Luiz Gonzaga, apresenta um programa especial com as músicas e as histórias do Rei do Baião.

Dos estádios ao estúdio, show de bola

O esporte sempre mereceu destaque da RBN que durante muitos anos transmitiu os jogos do Estádio Ruberleno Oliveira, hoje Álvaro de Carvalho. A equipe da RBN também acompanhou durante muitos anos a seleção de futebol em seus jogos pelo Campeonato Intermunicipal, transmitindo esses jogos para Paulo Afonso. Hoje a Bahia Nordeste o Show de Bola, programa esportivo apresentado todos os dias, das 12:15 às 12:55 por Nilson Brandão.

Locutores atuais da RBN

Hoje o quadro de locutores da RBN é formado, além de Ozildo Alves e Fábio Salvador, por Tony César e Antônio Marcos, com a participação de Vera Onilde e muitos colaboradores.

Acompanhando as mudanças, a RBN está na net: www.radiobahianordeste.com.br

Rádio AM, a Bahia Nordeste sentiu a dificuldade de penetração nos escritórios, hoje movidos a computador e investiu criando o site www.radiobahianordeste.com.br avançando barreiras e se espalhando pelo mundo. J. Matos assegura que tem recebido “e-mails de muita gente feliz porque agora pode sintonizar a RBN em muitos lugares e nos locais de trabalho, com um fone de ouvido, ficar bem informado com a nossa programação jornalística e musical de qualidade”.

Programação da RBN - de segunda a sexta-feira

05:00 às 05:10 – Levanta-te e anda – programa produzido pela Pastoral de Comunicação da Diocese de Paulo Afonso, na ar há mais de 6 anos, apresentado pelo bispo diocesano;

05:10 às 05:50 – Forró na Fazenda - programa destinado ao homem do campo e amantes da musica regional nordestina, com dicas para os agricultores; (Tony César)

05:50 às 06:00 - Voz da Câmara (Institucional - Câmara Municipal de Paulo Afonso)

06:00 às 07:30 – Primeira Hora – programa jornalístico com noticiário local, regional e nacional; (Fábio Salvador)

07:30 às 08:30 - O poder da imaginação – (mestre Russan)

08:30 às 12:00 – Show da Manhã – programa destinado à mulher, com dicas de beleza, culinária, horóscopo, resumo das novelas, recadinho do coração e grande participação dos ouvintes. (Fábio Salvador)

12:00 às 12:10 – Voz da Câmara 2ª Edição(Institucional - Câmara Municipal de Paulo Afonso)

12:10 às 13:00 - Show de bola – programa com notícias esportivas locais e regionais (Nilson Brandão)

13:00 às 16:30 horas – Ronda 950 – (aqui a verdade aparece) – programa jornalístico, político e policial, com comentários e denúncias. (Ozildo Alves)

16:30 às 16:45 – Anunciamos Jesus 16:45 às 18:30 – Forró 950 – programa com musicais da região e muita informação para o homem do campo.

18:30 às 19:00 - Programa Novo Tempo ( da Igreja Adventista do Sétimo Dia)

20:00 às 22:00 – Ritmos da Noite – musical variado e momento romântico (Antônio Marcos)

22:00 às 23:00 – Programa evangélico “Pare de Sofrer”, da Igreja Universal do Reino de Deus.

03/10/07

Enviar Imprimir 1 Comentário(s)

Arquivo



Enquete

Em sua opinião, qual vereador de Paulo Afonso é o MENOS atuante?

Antônio Alexandre
Bero do Jardim Aeroporto
Bero do Jardim Bahia
Edson Oliveira (Dinho)
Ivaldo Sales
Juvenal Teixeira
Luiz Aureliano
Marcondes Francisco
Marconi Daniel
Manoel Carreira
Pedro Macário
Petrônio Nogueira
Regivaldo Coriolano
Zé Carlos
Zezinho do INSS

Resultado Parcial

Turismo em Paulo Afonso-BA

Boca no Trombone



ozildoalves.com.br
Avenida Getúlio Vargas, 567
Paulo Afonso, Bahia
CEP: 48601-260
Fone: (75) 3281-9421